quinta-feira, dezembro 25, 2008

25 de Dezembro

Já me levantei tarde...sabe tão bem estar na cama até mais tarde.
Fomos almoçar a casa dos meus pais, e para nossa surpresa a minha tia Zita, o Cláudio e a Joana vieram almoçar a Lisboa connosco. Já tinha saudades de estarmos todos à mesa. O meu irmão Filipe foi surfar de manhã e chegou mesmo quando nos estávamos a sentar para almoçar. Ultimamente não tenho visto muito os meus irmãos, sobretudo o mais velho, o André, e hoje finalmente conseguimos estar todos juntos. À medida que vamos crescendo, parece que é mais difícil encontrarmo-nos.
Depois de um bom tempo à mesa, os mais novos (onde eu me incluo) estivemos a ver um filme. Ao final da tarde, o André foi viajar até ao Porto, porque amanhã tem trabalho lá, e o Filipe aproveitou a boleia para ir até casa de uns amigos dos surfistas cristãos da invicta.

O Cláudio e a Joana voltaram para as Caldas da Rainha e a tia Zita ficou em casa dos meus pais, já que no fim-de-semana vamos para lá e assim levamo-la. Mal posso esperar por chegar ao campo novamente (7 dias...uauuuuu!!!!!)

Nós ainda parámos nos meus sogros e voltámos ao nosso cantinho em Belas. E como sabe bem chegar a casa...
Pela 1ª vez em 28 anos de vida tive um Natal sem troca de prendas... e soube tão bem. Pode parecer estranho dizer isto, mas foi bom. Este ano decidimos que não haveria distribuição de presentes, com excepção da Matilde (que só teve 3 ou 4 e estava toda contente). Tenho visto tanto desperdício, tantas compras de coisas por vezes inúteis, ou de chocolates que as pessoas nem gostam, ou uma treta qualquer só para dizer que deu... na família dissemos que este ano não havia nada disso. Além de preferirmos dar uma prenda nos anos, sabendo que é algo que aquela pessoa gosta mesmo, pensamos (nós cá em casa) que é sempre preferível dar um donativo a uma instituição, gastar com quem realmente precisa... muito mais proveitoso para todos. A despreocupação com o comprar isto e aquilo, andar nas lojas a escolher, foi um descanso. Ver toda a gente andar carregada, numa correria nas lojas e nós descansadinhos... que bom.

A noite de Natal foi muito animada, depois do jantar com 12 pessoas à mesa e a Matilde sempre a perguntar quando é que íamos comer a sobremesa, ela abriu as poucas mas muito apreciadas prendas. A seguir jogámos Buzz na PS3 e todos participaram no Karaoke. Foi mesmo divertido. Rimo-nos imenso. Foi uma noite de Natal bem diferente mas fantástica.

domingo, dezembro 21, 2008

Gsolidario

Se para nós é exactamente a mesma coisa pesquisarmos no google ou no gsolidario, por que não usar sempre o segundo? Podemos defini-lo como nossa página inicial. Assim, estamos a ajudar várias causas que tentam tornar este país num país melhor para pessoas mais desfavorecidas, a vários níveis, viverem.

Vejam como funciona e divulguem. Por boas causas...

http://www.gsolidario.org/gsolidario.php

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Lembranças


Depois de um artigo que li fiquei a pensar seriamente no Natal. Aliás, já desde há 2 anos que penso nisso, porquê é que o dia 25 é dia de Natal. Quem o instituiu? Por que razão o Pai Natal representa o Natal, apagando por completo o verdadeiro motivo. Por que damos prendas? etc, etc.Um dia destes ponho aqui o que descobri... preparem-se, porque não é pêra doce. Vem pôr em causa toda a nossa tradição.


Este ano não damos prendas a ninguém, excepto à Matilde. Entretanto, gostava de dar uma pequena lembrança apenas às pessoas que trabalham na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens onde estou a fazer a investigação. Lembrei-me de algo personalizado e que não tem nada a ver com o Natal, é o ideal. Não tenho jeito nem paciência para trabalhos manuais (ao contrário de amigas como a Sara, a Rute, a Patrícia, etc ...e aliás neste aspecto nem pareço filha da minha mãe, que é uma artista nata). Mas com alguma paciência, e um pouco torto aqui e ali até acho que sairam bem, estes supostos marcadores.

sábado, dezembro 13, 2008

Contra a pedofilia

Encontrei na página de uma líder de louvor brasileira (de que gosto particularmente), este vídeo contra a pedofilia. Achei muito interessante, e útil, que uma personalidade conhecida de tantos entre aquele povo tão numeroso, tenha tomado uma posição pública, despertando as pessoas e incentivando para que denunciem casos de pedofilia, abuso, etc...

http://www.youtube.com/watch?v=ipr5y7wTvaQ

Era bom que em Portugal se fizesse o mesmo. Apesar da sociedade estar mais atenta a casos de maus tratos, abuso, negligência contra crianças, há muita gente que ainda pensa que o que se passa dentro da família, só a ela diz respeito. Nada mais errado: os maus tratos físicos e psicológicos, o abuso sexual, a exposição a modelos de comportamento desviante (como a violência contra o cônjuge) são crimes, e devem ser denunciados. Agora até as punições físicas às crianças são consideradas crimes (embora isso ainda seja muito discutível, porque a tal palmada na altura certa nunca fez mal a ninguém).
O que me faria levantar da cama a um Sábado, às 8h da manhã, estando um tempo escuro e chuvoso lá fora, e deixar o sono a meio?
Só mesmo o gosto por estes assuntos e por isso ter de ir para as aulas da pós-graduação "Protecção de crianças em perigo e intervenção local". Lá fui, saí sem fazer barulho e deixei-o a dormir... custa, mas sei que vai valer a pena.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Pequenos grandes gestos

Deus surpreende-nos todos os dias. Através de pessoas, normalmente próximas de nós, ou mesmo até mais distantes, Ele traz-nos pequenos mimos.
Obrigada Tia Lu. Obrigada Rute.

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Não acredito em coincidências.

O nosso carro faz 8 anos este mês. Mês de revisão, de inspecção e de imposto.
Na semana passada o Ricky combinou com o mecânico deixar-mos lá o carro no feriado, dia 8. Andámos preocupados como íamos passar a semana sem carro (só para ir de casa à estação de Queluz, 2 km). Uma vez que o carro velhinho que o meu pai costuma emprestar-nos nesta altura do ano, agora está com o meu irmão mais velho, estávamos um pouco sem saber o que fazer. No feriado, o Ricky ligou para o Carlos a saber se podia ir com ele deixar o carro na revisão e qual não foi a nossa surpresa quando o Carlos diz que eles iam estar de férias esta semana, e não precisam do 2º carro. Podiam emprestar-nos. Coincidência? Muitos podem achar que sim, mas eu tenho a certeza que Deus já tinha tudo planeado ao pormenor.

Obrigada primos pelo carro. Tem sido mesmo uma bênção!

A minha orientadora é 5 estrelas!

http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha.jsp?pkid=4

Se alguém quiser saber quem é, aqui fica o endereço!

Fazer investigação

é 99% de transpiração e 1% de inspiração.

Para aqueles que dizem que não faço nada (por trabalhar muitas vezes em casa), aqui fica esta frase de um professor meu da pós-graduação que comecei em Novembro. Mal sabe ele como esta frase faz tanto sentido para mim neste preciso momento.
Hoje tive reunião com a minha orientadora do doutoramento... há dias em que uma pessoa desmotiva por completo. Ainda por cima não sendo de sociologia (licenciatura), as dificuldades aumentam, e como ela própria diz, "é ainda mais trabalhoso e difícil". Mas ela é mesmo impecável e esteve sempre a dar ânimo, a dizer da grande utilidade desta tese e de como pode ser útil para as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens.

A persistência é isso mesmo: é pensar várias vezes em desistir, mas nunca o fazer. É insistir, insistir mesmo quando se pensa que é uma tarefa demasiado grande e dura para nós. E para os que acreditam em Deus, como é o meu caso, é ter a certeza que não vou fazer isto na minha força, mas Ele está comigo e que me vai ajudar para usar o resultado desta tese para melhorar o sistema de protecção à infância em Portugal. Às vezes penso que isto é ser utópica, mas não... porque se for Ele a orientar tudo, então Ele saberá o que é melhor. E sabemos que o melhor é que não haja crianças cujos pais não conseguem sê-lo, é haver famílias funcionais, nas quais não há maus-tratos... e se isso acontecer, o Estado deverá conseguir protegê-las, de forma a não estarem mais em risco.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Christian Motorcyclists Association (CMA Portugal)


Ontem foi o dia em que passámos a fazer parte do CMA Portugal, ou seja, motards cristãos. Foi um momento importante porque não é fazer parte de um motoclube, mas assumir o compromisso de marcar a diferença no mundo motard.